Mapa de estacionamentos para bicicletas

rack - fpcub

Há uns tempos fizemos um pedido para enviarem sugestões de onde acham necessário estacionamentos para bicicletas na cidade de Coimbra. Recolhemos todas estas sugestões e compilámos num mapa todos os locais sugeridos até agora. Este mapa será entregue à Câmara Municipal como pedido de intervenção.Para verem o mapa, basta clicar na seguinte imagem:

Optimized-Mapa_esta_biclas

( https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zbFaSwdZH1po.kaz8cggU7Mgs )

 

Em acrescento, e em qualquer altura, podem fazer a vossa intervenção no “portal a minha rua”, inspirando-se, por exemplo, no texto tipo que publicamos há um tempo atrás. Recomendamos que deixem a vossa identificação e email, para que, no prosseguimento do processo, a Câmara Municipal de Coimbra vos dê respostas e indicações do seu andamento.

Existem alguns estacionamentos de boa qualidade, como já anunciamos, em especial o instalado no supermercado Lidl de Eiras, mas a maior parte dos restantes são de fraca qualidade, os chamados “dobra-rodas”.

A não esquecer: todos os estacionamentos devem ser executados segundo as melhores práticas, com estacionamentos com designs que favoreçam a sua utilização, numa localização junto (mesmo junto!) à entrada dos edifícios/espaços que este serve, em locais onde passe muita gente e não fique marginalizado, pois estacionamentos para bicicletas “escondidos” ou “nas traseiras” desencorajam a sua utilização, já que as pessoas tendem a olhar para eles como num local que facilita o roubo da bicicleta.

Também deve haver cuidados com a execução. No caso da estação de comboios de Coimbra (“Coimbra-A”) o design dos estacionamentos é o aconselhado, mas a execução não é a das melhores. Os carros estacionam em cima do passeio e mesmo junto deste estacionamento para bicicletas, impossibilitando o seu uso e deixando-o num local meio escondido. Recomenda-se a leitura do manual “Estacionamentos para bicicletas” da FPCUB, que pode ser encontrado aqui.

Para os mais interessados recomenda-se também a leitura do manual dinamarquês (em inglês), do pequeno mas útil manual Cambridge Cycle Parking Guide, da Inglaterra, ou ainda do completo National Cycle Manual, da Irlanda.

Esperemos que estes estacionamentos em Coimbra se tornem uma realidade! :)

(imagem 3D do inicio do artigo: FPCUB)