CMC promete infraestrutura para ciclismo urbano

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pretende instalar uma rede de estacionamentos para bicicleta, com o intuito de melhorar o sistema ciclável da cidade e promover a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano. A afirmação consta em uma resposta da Divisão de Infraestruturas, Espaço Público e Trânsito da CMC a uma ocorrência registada pelo cicloativista Paulo Andrade através do serviço “A Minha Rua” no Portal do Cidadão.

No registo, enviado em maio de 2015, Paulo solicitava a instalação de estacionamentos para bicicletas em frente a Associação Académica de Coimbra. Quase dois anos depois, a Divisão de Infraestruturas, Espaço Público e Trânsito da CMC enviou a seguinte resposta:

“Exmo. Senhor Encarrega-me o Sr. Chefe da Divisão de Infraestruturas, Espaço Público e Trânsito de transmitir a V. Exª os agradecimentos pela apresentação da sua exposição/reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Lamentando só agora nos ter sido possível responder à mesma, informamos que a CMC desenvolveu um projeto que visa dotar o município de uma rede de postos de parqueamento de bicicletas que permita um melhor desempenho do sistema ciclável, considerando a complementaridade dos diversos meios de transportes e promovendo o crescimento do nº de pessoas sensibilizadas e que aderem à utilização da bicicleta nas suas deslocações diárias. Este projeto encontra-se em fase de candidatura a programa de financiamento.”

Os ativistas do Coimbra’a’Pedal saúdam a existência de um projeto, mas muitas questões permanecem: Qual é o alcance desta rede de infraestruturas? Qual é o prazo para execução do projeto? Haverá consulta pública para perceber as necessidades locais? Ou seria esta mais uma promessa eleitoral?

É de recordar que em 3 de junho de 2015, enviamos uma proposta para instalação de estacionamentos para bicicletas ao executivo da CMC, elaborada a partir de sugestões de locais por residentes da cidade de Coimbra (leia aqui a proposta), e nunca obtivemos qualquer reação por parte da Câmara.


Solicitação para estacionamentos em frente a AAC através do serviço “A Minha Rua” no dia 08 de maio de 2015:

Solicitação para estacionamentos em frente a AAC através do serviço "A Minha Rua" no dia 08 de maio de 2015.


Resposta da Divisão de Infraestruturas, Espaço Público e Trânsito da CMC no dia 09 de fevereiro de 2017:

respostacmc