Bicicletas nos transportes públicos

Como já falámos por aqui pensar em mobilidade ciclável numa cidade implica necessariamente pensar na articulação das bicicletas com o sistema de transportes públicos. E quando se fala em cidades como Coimbra este cuidado tem ainda mais importância.

Hoje falamos de outra solução possível para cá (quando existir metro), uma solução que existe em Estugarda (Alemanha) uma cidade que também tem declives acentuados e onde se usa bicicleta como meio de transporte. Para vencer estes declives o serviço de metro de superfície tem uma espécie de plataforma anexa ao veículo onde se podem levar as bicicletas.

Sem Título
Esta plataforma funciona para a linha que liga Stuttgart South (Marienplatz) e Degerloch (Albplatz), uma ligação com 2,2 km  com uma diferença de altitudes de 205 m. O ponto de inclinação máxima da via é 17,5% (!!!!!!!!) entre Liststrasse e Pfaffenweg (fonte).

Infelizmente, não conheço Estugarda mas se alguém por aí conhecer e quiser relatar o que se passa por lá a informação será sempre muito útil.