Dicas para aprender a andar de bicicleta

Têm-nos perguntado dicas para adultos aprenderem a andar de bicicleta. A verdade é que não tínhamos pensado nisso até agora, porque era algo que já tínhamos como certo à partida. Mas existem muitas pessoas que não ainda não tiveram oportunidade de aprender…

Tentaremos compilar algumas dicas para quem quer aprender mas estaremos sempre receptivos a quem quiser deixar alguma sugestão.

Passo 1: Procurem um sitio pouco congestionado e plano. Por exemplo o Parque Verde (durante a semana e de manhã) e, para começar, até pode ser na relva.

 Passo 2: Baixem o selim de forma a que quando estiverem sentados consigam chegar confortavelmente com os pés ao chão, convém ser uma bicicleta com um quadro mais baixo para se tornar mais confortável.

cat_media_2012110613291709B-Simple_Single_W_black

Passo 3: Se puderem tirem os pedais no início, sentem-se no selim e comecem a andar com os pés no chão (se não puderem tirar os pedais tentem pô-los numa posição em que não se magoem ao caminhar)

Passo 4:  Aos poucos tentem tirar os pés do chão e deixem a bicicleta deslizar, aí sim já se começa a sentir o ventinho na cara ;)

Passo 5: Voltem a pôr os pedais na bicicleta, e comecem a dar um pequeno balanço com um dos pedais e deixem o outro pé quase a tocar no chão (só para uma maior segurança) e mais uma vez deixem-se deslizar

Passo 6: Depois de algumas repetições, tente começar a por o segundo pé no pedal, e a dar 1 pedalada

Passo 7: Depois de dar uma pedalada, dê a segunda… e a 3ª e a 4ª….e vai ver o bom que é!! :)

Conselho 1: Usem capacete, é muito importante pensar na segurança!

Conselho 2: Mantenham as mãos nos travões, para mobilizar a bicicleta sempre que necessário.

Conselho 3: Não tente fazer tudo de uma vez, mantenha a calma e a confiança. Insista, insista, insista e não desista!!